segunda-feira, 26 de março de 2012

PROVA DA MAGISTRATURA TRABALHO DE SÃO PAULO/2011 DIREITO PROCESSUAL CIVIL

INICIAREMOS A PARTE DA PROVA SOBRE PROCESSO CIVIL.  





Lembre-se: Comprometimento com o propósito definido é o primeiro passo para alcançar o objetivo!!!!!!
Estamos juntos nessa!!!!  


Questão 81- ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA.
___________________________________________________


Questão 82- No que se refere aos atos e prazos processuais, assinale a alternativa correta:

(A) As partes podem, pelo exercício da autonomia da vontade , reduzir ou prorrogar quaisquer prazos.


Errado!  As partes podem reduzir ou prorrogar somente os prazos dilatórios, pois os peremptórios não sofrem o exercício da autonomia da vontade.
Veja o artigo 181, do CPC:

 Art. 181.  Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório; a convenção, porém, só tem eficácia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legítimo.

(B) Não se suspende o processo pela convenção entre as partes, mas somente pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer uma delas ou quando oposta exceção de incompetência do juízo, da câmara ou tribunal, ou ainda, no caso de suspensão ou impedimento do juiz.

Errado!! Veja o artigo 265, do CPC:

Art. 265.  Suspende-se o processo:
        I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
            II_ pela convenção das partes; 
        III - quando for oposta exceção de incompetência do juízo, da câmara ou do tribunal, bem como de suspeição ou impedimento do juiz;
        IV - quando a sentença de mérito:


(C) Se o autor der causa, por 3 ( três) vezes, à extinção do processo, por falta de condições da ação, não poderá intentar nova ação contra o réu com o mesmo objeto, nem alegar em eventual defesa o seu direito. Trata-se , pois, de perda do direito de ação por desídia.

Errada!! Veja o artigo 268, parágrafo único, do CPC:

    Art. 268.  Salvo o disposto no art. 267, V, a extinção do processo não obsta a que o autor intente de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.
        Parágrafo único.  Se o autor der causa, por três vezes, à extinção do processo pelo fundamento previsto no no III do artigo anterior, não poderá intentar nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.


(D)Na petição inicial, o autor apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia , formulará quesitos, podendo indicar assistente técnico.

Correto! Veja o artigo 276, do CPC:
  Art. 276. Na petição inicial, o autor apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia, formulará quesitos, podendo indicar assistente técnico

(E) Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, dependem de despacho do juiz.

Errada! Veja o artigo 162, parágrafo 4°, do CPC;

  Art 162-  § 4o  Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessários 

_______________________________________________________________________ 

83- Assinale a alternativa correta:

(A) A extinção do processo sem resolução do mérito constitui-se uma possibilidade, ainda que fuja dos casos previstos em lei.

Errado!!! Veja o artigo 267, do CPC:

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: 

        I - quando o juiz indeferir a petição inicial;
        Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
        III - quando, por não promover os atos e diligências que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
        IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
        V - quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada;
        Vl - quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual;
        Vll - pela convenção de arbitragem; 
        Vlll - quando o autor desistir da ação;
        IX - quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal;
        X - quando ocorrer confusão entre autor e réu;
        XI - nos demais casos prescritos neste Código.
       


(B)Quando a matéria controvertida for unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

Correta!! Veja o artigo 285 A, do CP:

Art. 285-A. Quando a matéria controvertida for unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada 

(C) O réu poderá oferecer, no prazo de 15 ( quinze) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, apenas contestação ou reconvenção.

Errada! Veja o artigo 297, do CPC:

        Art. 297.  O réu poderá oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção.


(D) O princípio da oralidade exige, de forma absoluta, a identidade física do juiz, isto é o juiz que instruir a causa terá que ser, necessariamente, o que venha a proferir a sentença.

Errado! Veja o artigo 132, do CPC:

Art. 132.  O juiz, titular ou substituto, que concluir a audiência julgará a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passará os autos ao seu sucessor. 
        Parágrafo único.  Em qualquer hipótese, o juiz que proferir a sentença, se entender necessário, poderá mandar repetir as provas já produzidas.


 (E) No que concerne ao procedimento sob o rito sumário, o réu que pretende prova testemunhal deveria depositar em cartório , 48 horas antes da audiência de instrução e julgamento, o rol de testemunha.

Errado! Veja os arts  276 e 278, do CPC:

Art. 276. Na petição inicial, o autor apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia, formulará quesitos, podendo indicar assistente técnico 
  Art. 278. Não obtida a conciliação, oferecerá o réu, na própria audiência, resposta escrita ou oral, acompanhada de documentos e rol de testemunhas e, se requerer perícia, formulará seus quesitos desde logo, podendo indicar assistente técnico 

__________________________________________________

84- Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta , em matéria de procedimento ordinário:

(A) Não estão fora do princípio da congruência as matérias de ordem pública.

Errada!!! O principio da congruência refere-se a correlação entre a decisão e o pedido ,abrange todas as questões, porém, em relação as de ordem públicas, o juiz mesmo que não haja pedido, deve analisá-las.  Veja o artigo 460, do CPC:

  Art. 460.  É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado.
        Parágrafo único.  A sentença deve ser certa, ainda quando decida relação jurídica condicional


(B) Os fundamentos de fato compõem a causa de pedir remota, sendo necessário que o autor, no processo civil, aponte com correção a lei que pretende ver aplicada.

Errado! Importante frisar que fundamento jurídico não se confunde com fundamento legal, neste sentido na causa de pedir remota, não se exige  a indicação do texto de lei , o que se exige  é somente a  afirmação de um determinado direito.

(C) A causa de pedir remota compreende os fundamentos jurídicos e é o que mediatamente autoriza o pedido.

Correta!!! Este é o conceito de causa de pedir remota. 
 
(D) Para caracterizar a ação é necessário que o autor lhe dê o nome correto, uma vez que o juiz não poderá receber como ação de despejo, o que pelos fatos narrados e pelo pedido venha a trata-se apenas de pagamento de alugueres em atraso.

Errado! O que importa numa petição inicial é observar as exigências do artigo 282, do CPC , o nome dado à ação é irrelevante, conforme mencionado por Pontes de Miranda:


"O erro de nome da ação não importa, é irrelevante" (Pontes de Miranda,
Comentários, Forense; v. também RTJ 74/823).

(E) Quando a obrigação consistir em pretações periódicas, há necessidade de declaração expressa do autor, pelo princípio da congruência entre a inicial e a sentença.


Errado! Veja o artigo 290, do CPC:


Art. 290 - Quando a obrigação consistir em prestações periódicas, considerar-se-ão elas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor; se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las, a sentença as incluirá na condenação, enquanto durar a obrigação. 


______________________________________________________________________________


85- No que diz respeito a ações, competência e modificações de competências, assinale a alternativa correta.


(A) Distingue-se a incompetência do impedimento, porque este é defeito respeitante ao órgão jurisdicional e não pertinente à pessoa física que integra o órgão judicial.


Errado!! Impedimento refere-se à pessoa física, veja o artigo 137, do CPC:

Art. 137 - Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juízes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de abstenção, ou não se declarar suspeito, poderá ser recusado por qualquer das partes 



(B)A Ação de consignação e pagamento, que não verse sobre locação, deve ser ajuizada no local de pagamento, mas quando a coisa devida for corpo que deva ser entregue no lugar em que está, deverá o devedor requerer a consignação no foro em que ela se encontra.


Errada.  Veja o artigo 891, do CPC:



 Art. 891.  Requerer-se-á a consignação no lugar do pagamento, cessando para o devedor, tanto que se efetue o depósito, os     juros e os riscos, salvo se for julgada improcedente.
        Parágrafo único.  Quando a coisa devida for corpo que deva ser entregue no lugar em que está, poderá o devedor requerer a consignação no foro em que ela se encontra.
        
(C) Nas ações em que a União for ré, o foro é o da seção judiciária do domicílio do autor ou daquela em que ocorreu o ato ou o fato de que se originou a demanda, ou daquela em que a coisa esteja situada, ou ainda, no Distrito federal.

Correta!! Veja o artigo 109, parágrafo 2°, da Constituição Federal:

Art 109 § 2º - As causas intentadas contra a União poderão ser aforadas na seção judiciária em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem à demanda ou onde esteja situada a coisa, ou ainda, no Distrito Federal.


( D) No que tange à exceção de incompetência relativa, a petição deve ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, sem que haja necessidade de requerimento de imediata remessas ao juízo que determinou a citação.

Errado! Veja o artigo 305, parágrafo único, do CPC:

Art. 305 - Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição.

Parágrafo único. Na exceção de incompetência (art. 112 desta Lei), a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação.


(E) Mesmo que o juiz entenda haver, em determinado caso, nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, não pode declará-la de oficio, declinando de competência para o juízo de domicílio do réu.

Errado! Veja o art 112, parágrafo único, do CPC:

Art 112- Parágrafo único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu 

__________________________________________________


   
86- No que concerne às partes, capacidade, representação e atuação, analise as seguintes proposições:


I_ Capacidade de ser parte é a capacidade de ter direitos e obrigações, tal como adjudicada a um sujeito de direito.


Correta!! Veja o artigo 7° do CPC:
        Art. 7o  Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo. 



II_ Capacidade processual é a de alguém que pode , idoneamente, instaurar um processo, porque maior e capaz.


Correto! Refere-se à pressuposto processual de validade . Veja o artigo 267, inciso IV, do CPC: 
.     Art 267-  . Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:
  IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;


III- A representação, na esfera do processo civil, significa que o absolutamente incapaz , não tendo capacidade processual alguma, mas exclusivamente capacidade de ser parte, não pode processualmente agir.


Correto! Veja o artigo 8° do CPC:


    Art. 8o  Os incapazes serão representados ou assistidos por seus pais, tutores ou curadores, na forma da lei civil. 



IV- Verificado o defeito na representação processual , o juiz , de imediato, decretará a nulidade do processo.


Errado! Veja o art 13, do CPC:


 Art. 13.  Verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representação das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcará prazo razoável para ser sanado o defeito. 





V- Havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão pagas pelo autor da demanda.

Errada! Veja o art 26, do CPC:



Art. 26 - Se o processo terminar por desistência ou reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu ou reconheceu.
§  - Sendo parcial a desistência ou o reconhecimento, a responsabilidade pelas despesas e honorários será proporcional à parte de que se desistiu ou que se reconheceu.
§  - Havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão divididas igualmente.



Responda:


(A) Apenas a assertiva IV está correta.
(B) Estão corretas as assertivas I, II e IV.
(C) Estão corretas as assertivas I, II e III.
(D) Estão corretas as assertivas III, IV e V.
(E) Apenas a assertiva II está correta.
________________________________________________ 


87- Observe os caracteres processuais a seguir e aponte a alternativa que expresse com exatidão a sequencia ora descrita:
1- não obsta a que a parte principal reconheça a procedência da ação ou transija sobre direitos controversos; 2 - É ação secundária, de natureza condenatória, ajuizada no curso de outra ação condenatória principal; 3- É obrigatória àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.

(A) Assistência, chamamento ao processo; assistência. 
(B) Chamamento ao processo; assistência; assistência.
(C) Denunciação da lide; denunciação da lide; chamamento ao processo.
(D) Denunciação da lide; denunciação da lide; assistência.
(E) Assistência; denunciação da lide; denunciação da lide.

Resposta correta é a letra E, veja:

1- Assistencia: Art. 53 - A assistência não obsta a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação ou transija sobre direitos controvertidos; casos em que, terminando o processo, cessa a intervenção do assistente.
2- Denunciação da lide: é uma ação ajuizada paralelamente á ação principal. Art. 71 - A citação do denunciado será requerida, juntamente com a do réu, se o denunciante for o autor; e, no prazo para contestar, se o denunciante for o réu.
3- Deninciação da lide:  Art. 70 - A denunciação da lide é obrigatória: III - àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.
_______________________________________________________________________  

88- Sobre representação em juízo , ativa e passivamente, assinale a alternativa incorreta:

(A) O condomínio é representado pelo administrador ou pelo síndico.

Correto! Não deve ser marcada pois a questão pede a incorreta.

Veja o artigo 12, inciso IX do CPC:
Art. 12 - Serão representados em juízo, ativa e passivamente: 
IX - o condomínio, pelo administrador ou pelo síndico. 

(B) A herança jacente ou vacante é representada por seu curador.

Correto! Não deve ser marcada pois a questão pede a incorreta. 

Art. 12 - Serão representados em juízo, ativa e passivamente: 
IV - a herança jacente ou vacante, por seu curador; 


(C) O espólio é representado pelo inventariante.

Correto! Não deve ser marcada pois a questão pede a incorreta.  

Art. 12 - Serão representados em juízo, ativa e passivamente:  
V - o espólio, pelo inventariante; 

(D) As pessoas jurídicas são representadas somente por seus diretores.

Errada! Deve ser marcada pois a questão pede para amrcar a incorreta. Veja o artigo 12, inciso VI, do CPC:

VI - as pessoas jurídicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, não os designando, por seus diretores; 

(E) O município é representado por seu prefeito ou procurador.
Correto! Não deve ser marcada pois a questão pede a incorreta.  


Art. 12 - Serão representados em juízo, ativa e passivamente: 

II - o Município, por seu Prefeito ou procurador;

_______________________________________________________________________________

89- Assinale a alternativa incorreta, quanto aos deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participe do processo:


(A) Expor os fatos em juízo conforme a verdade.


Correto! Veja o artigo 14, do CPC:



Art. 14. São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: 


        I - expor os fatos em juízo conforme a verdade;



(B) Proceder com lealdade e boa fé.



Correto! Veja o artigo 14, do CPC:



Art. 14. São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo:
        II - proceder com lealdade e boa-fé; 




(C) Cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais , de natureza antecipatória ou final.



Correto! Veja o artigo 14, do CPC:



Art. 14. São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo:


V - cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais, de natureza antecipatória ou final. 




(D) Não produzir provas, nem praticar atos inúteis ou desnecessários à decretação ou defesa do direito.



Correto! Veja o artigo 14, do CPC:



Art. 14. São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo:
   IV - não produzir provas, nem praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou defesa do direito. 



 





(E) Comparecer ás audiências pontualmente, tolerando-se atrasos de até cinco minutos.


Errado! A proposição deve ser marcada pois está incorreta.
Tal assertiva não consta enumerada no citado artigo 14, do CPC.


_______________________________________________


  90- Assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito ás hipóteses da extinção do processo sem resolução de mérito:

(A) Quando ocorrer confusão entre autor e réu.

Correta! Veja o artigo 267, do CPC:

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: 
        X - quando ocorrer confusão entre autor e réu; 

(B) Quando ficar parado durante mais de dois anos por negligência das partes.

Errado! A proposição deve ser marcada pois está incorreta.

Veja o artigo 267, do CPC:
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: 
     Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes; 

(C) Pela convenção de arbitragem.
Correta! Veja o artigo 267, do CPC:


Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:

      Vll - pela convenção de arbitragem; 

(D) Quando o autor não promover a citação de todos os litisconsortes necessários, dentro do prazo assinado pelo juiz.
Correta! Veja o artigo 267, do CPC:


Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:

IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;




(E) Quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal.

Correta! Veja o artigo 267, do CPC:


Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:


        IX - quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal; 



   ______________________________________________________________________

Finalizamos esta parte de processo civil. Iniciaremos ,em seguida , a parte de Direito Internacional e Comunitário.

Lembre-se : A intenção não é suficiente para vencer a vida, são necessários os resultados de nossos atos. 








       
     
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário